Nota de Pesar – Orlandino Pereira Farias
O presidente da Câmara Municipal de Boa Vista/PB, vereador Fernando Aires e os demais vereadores manifesta profundo pesar e condolências pelo falecimento do ex-vereador ORLANDINO PEREIRA FARIAS, que faleceu no início desta segunda (18), aos 90 anos.
Orlandino Farias foi vereador de Boa Vista na 6ª Legislatura (2017-2020). Era natural da cidade de Soledade, mas construiu residência em Campina Grande, desde a sua juventude, no antigo distrito de Boa Vista. Onde constituiu família com dona Terezinha Leite de Farias, com quem teve quatro filhos.
Orlandino trabalhou como agricultor, dono de bar e mascate, vendendo roupas e miudezas no lombo de um jumento nas localidades do Compartimento da Borborema, construindo por onde passou amizade e simpatia. No entanto, a vida política de Orlandino foi iniciada mesmo no começo dos anos 70. Como na época a escassez de ambulância era grande, na região de Campina Grande, Orlandino passou a ser solicitado para conduzir pessoas doentes e parturientes, no seu carro, para hospitais e maternidades, principalmente durante à noite. Ele prestava o atendimento sem nenhuma desmotivação e, na maioria das vezes, sem cobrar nada, apesar do cansaço com as viagens diárias, como mascate. Por este motivo recebeu do povo o apelido de “socorrista”.
Foi candidato a vereador em Campina Grande em 1976, ficando como primeiro suplente. Pensou em desistir por conta do resultado nas urnas, novamente foi incentivado por Orlando Almeida (pai do deputado Guilherme Almeida), e no ano de 1982 se elegeu vereador pela primeira vez com 1.307 votos.
Posteriormente, foi reconduzido, seguidamente, mais cinco vezes à CMCG: no ano de 1988 com 1.062 votos, em 1992 com 1.685, em 1996 com 2.488, em 2000 com 2.788 e 2004 com 2.976 sufrágios. Na penúltima eleição para vereador, Orlandino Farias não conseguiu entrar no número de vagas, ficando na segunda suplência, apesar de ter conseguido a maior votação da sua história: 3.207 votos.
Em 2011, após deixar a titularidade na Secretaria de Agricultura, Orlandino foi convocado pela Câmara Municipal a assumir a vereança, após uma vacância no legislativo, somando assim sua sétima legislatura. Em seguida, apesar dos seus 72 anos, Orlandino enfrentou mais uma disputa eleitoral e em 2012 foi eleito para o oitavo mandato, na Câmara Municipal de Campina Grande.